FL Farol das Letras


| Início | Mapa do Sítio | Autor |

Links Culturais


Uma obra de arte. Este "site" do poeta Antonio Manuel Abreu Sardenberg mostra o que de muito bom se faz no Brasil com as publicações virtuais. Um exemplo a seguir.

Amor & Sonhos "Quando a ilusão nos faz mostrar apenas cinzas, o Amor será capaz de reconstruir todos os nossos Sonhos"

Angela Stefanelli de Moraes


«A Filosofia não tem que ser aquela "coisa" que, nos bancos das escolas, (muitos?) alunos descobrem ser "chata". A Filosofia (o filosofar) é/pode ser um divertimento. Provocação. Coisa séria - mas não "chata". Quer-se que estas páginas, aqui e agora, sejam um divertimento.»
Um canto particularmente interessante para quem se interessa por estas coisas. Contém um útil Lexicon de A a Z, "vocabulário de Filosofia (ou quase)".


«Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas.
Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.»

Diretório Cultural Português

«O Directório Cultural Português é uma lista de contactos de entidades e pessoas na área da cultura em Portugal. Pode aqui encontrar de forma fácil os telefones, as moradas, o endereço de Internet ou o e-mail dos grupos de teatro, bibliotecas, arquivos, museus, entre outros, ou ainda saber quais são os festivais de música e os prémios literários existentes em Portugal.»

Um sítio da tutela do Ministério da Cultura.


Espelho Poético Uma verdadeira obra de arte: obra de arte até pelo seu hibridismo de forma e conteúdo, que, aliás, resulta num equilíbrio de rara beleza estética.

"Site" de excelência! Para além de uma vastíssima informação sobre o escritor, contempla ainda um leque alargado de outra informação respeitante à Fundação e às suas actividades, bem como imagens da propriedade de Tormes e da deslumbrante paisagem que a envolve. Palavras para quê? Um verdadeiro espectáculo!

«Criado para a promoção da língua e cultura portuguesas no exterior, o Instituto Camões é, nos termos da respectiva Lei Orgânica, a pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e patrimonial, que, sob a superintendência do Ministro dos Negócios Estrangeiros, assegura a orientação, coordenação e execução da política cultural externa de Portugal, nomeadamente da difusão da língua portuguesa, em coordenação com outras instâncias competentes do Estado, em especial os Ministérios da Educação e da Cultura.»

Para conhecer, viajar ou ler. Importante forma de divulgação da cultura museológica do nosso país. Página que alguns requintes de apresentação e muita informação útil quer para o simples visitante, quer para o exigente investigador. A não perder!


" O propósito maior deste site é o de divulgar a poesia lusófona, oferecendo um site (subdomínio do site) e um email totalmente grátis e personalizados, além de providenciar a divulgação do espaço e de seus participantes.
É também nosso objetivo a formação uma comunidade de amigos-poetas, na qual todos são merecedores do mesmo tratamento e dos mesmos direitos, um lugar onde predomine a paz e a harmonia, o entendimento e a fraternidade.
"
in Poeta - o site do poeta brasileiro!

Poetas Somos

O Projecto POETAS SOMOS é uma iniciativa interpessoal para apoio da construção do Barracão de Cultura em Macieira da Lixa e suas iniciativas culturais, contando já com a ajuda e colaboração empenhada de alguns amigos:

Albino Orlando Soares - deu a ideia de fazer um livro de poesia colectiva;

Mário Pais de Oliveira (Padre Mário) - gostou da ideia e sugeriu contar a ideia a outro;

Manuel Ferreira Moutinho - o outro que soube da ideia e aceitou participar (é o culpado desta página).

Depois como cada um traz outro amigo também... (texto adaptado do original).


Portugal em Linha
O ponto de encontro da Lusofonia. Informação sobre Portugal e Comunidades Lusófonas

Uma base de dados sobre Literatura Portuguesa, a que estão ligados vários Institutos e Universidades, como é o caso da Universidade do Minho que a inclui no seu URL.

Estudos Luso-Canadianos. A voz da diáspora: «Para uns, com uma percepção objectiva, a identidade cultural de um indivíduo ou grupo define-se a partir de um conjunto de critérios determinantes: a origem comum, a língua, a cultura, a religião, a psicologia colectiva, a ligação a um território, etc. e um grupo sem estes critérios não pode reivindicar uma identidade cultural autêntica.»

© 2001- - Manuel Maria, associado da SPA.

e>